
-
Arquitetos: Guido Otero Arquitetura
- Ano: 2024
-
Fotografias:Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conversão de residência no bairro Chácara Flora abriga nova unidade do Colégio São Sabas O projeto trata da adaptação de uma residência no bairro Chácara Flora para abrigar o Ensino Fundamental II do Colégio São Sabas, em um terreno de dimensões urbanas. A proposta contempla quatro salas de aula distribuídas no volume original da casa e outras duas instaladas na parte inferior do lote, criadas pela elevação da quadra em meio nível. Também foram criados um refeitório e um espaço multiuso abertos para o exterior, além de áreas de apoio como secretaria e sala de coordenação.

Como premissa principal, as salas foram posicionadas junto à fachada da antiga residência, garantindo ventilação e iluminação natural adequadas. Essa decisão exigiu demolições estruturais, viabilizadas pelo rearranjo de pilares e compensadas com reforços metálicos aparentes, destacados em tom ameixa, que marcam a nova identidade do edifício.





Para proteger as salas e suas amplas aberturas da insolação direta foram projetados brises horizontais com aletas verticais, que garantem a ventilação natural em dias de chuva. Esses elementos também reforçam visualmente a intervenção no edifício original.


O novo arranjo de circulações verticais, composto por rampas, escadas e elevador, confere fluidez e acessibilidade ao conjunto, em contraste com os antigos corredores estreitos da residência. A solução em meios-níveis entre o volume original e a nova intervenção nos fundos do lote permite percursos mais dinâmicos, com áreas de respiro e convivência, como a arquibancada criada para recreação e encontros informais. Junto à entrada, uma rampa coberta por marquise metálica garante o acesso de cadeirantes e sinaliza a transformação do edifício para a rua, oferecendo proteção na chegada e saída dos alunos em dias de chuva.


A escolha por materiais simples visa à economia da obra, sem abrir mão de uma linguagem que reforce a identidade da escola. A integração entre novos canteiros e áreas cimentadas aproxima o verde das atividades pedagógicas e recreativas, otimizando o uso do terreno e garantindo um pátio amplo para brincadeiras ao ar livre.


























